sábado, 2 de novembro de 2013

Tudo Sobre Celulite

O que é? 

Em medicina é conhecida como lipodistrofia ginóide, que corresponde à síndrome de pele tipo casca de laranja ou pele acolchoada. Ao contrário do que a maioria das pessoas julga, «a celulite não corresponde a acumulações de gordura mas sim a alterações do metabolismo e da arquitetura das células de gordura (por isso, também aparece em mulheres magras)», explica António Cardoso Tavares.
A celulite ou lipodistrofia ginóide forma-se devido à má circulação neste tecido, onde se acumulam gorduras, líquidos e toxinas, que associados à perda de elasticidade da pele, provocam a esta alteração inestética.
A celulite e a acumulação de gorduras localizadas são problemas que afectam sobretudo as mulheres, porque têm maior percentagem de massa gorda.
Ela provoca uma alteração na forma corporal feminina e costuma aparecer na parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos e abdómen.


Porque surge?

Nas mulheres, a celulite aparece a partir da puberdade de forma natural, e faz parte das suas caraterísticas sexuais secundárias. É o resultado de uma alteração da microcirculação na camada gorda, a hipoderme.
Mas há mais fatores que a influenciam, nomeadamente hormonais (sobretudo as hormonas femininas e tiroideias), circulatórios (alterações na microcirculação e retenção de líquidos), neurovegetativos (como o stress e a instabilidade emocional), genéticos ou étnicos, hábitos alimentares e estilo de vida (se faz exercício, se fuma ou não).
A celulite pode surgir tanto em mulheres com excesso de peso como em mulheres com a linha ideal. No entanto nestas últimas é mais superficial, enquanto que quando associada ao excesso de peso apresenta-se em profundidade.


Como se pode prevenir? 

Segundo António Cardoso Tavares, «neste momento do conhecimento, não podemos dizer que a celulite se pode prevenir». Aquilo que pode fazer, segundo o especialista, é concentrar-se nos «hábitos alimentares e no estilo de vida para tentar evitar a sua progressão».
Ao nível da alimentação, evite o excesso de peso, reduza a ingestão de sal (retém líquidos), beba água abundantemente, inclua fibras na sua alimentação porque combatem a prisão de ventre (que piora a celulite), reduza a ingestão de açúcares refinados e de gorduras saturadas, e dê prioridade aos hidratos de carbono de absorção lenta (farinhas integrais, frutas, verduras) e às gorduras mono e poli-insaturadas (ômegas 3, 6 e 9). Para potencializar os efeitos dessas ações, não abuse do café nem do álcool.
Evite também o tabaco e fuja do sedentarismo e aposte no exercício. Reduza o stress ou, pelo menos, aprenda a geri-lo positivamente com meditação ou yôga. E se fizer tratamentos anticelulíticos, coloque-se sempre nas mãos de profissionais competentes.


Como se pode reduzir?

A perda gradual de peso e de gordura (para preservar a elasticidade da pele) é a melhor e mais saudável solução para a celulite. Principalmente, quando acompanhada pela prática regular de exercício físico, que ajuda a refirmar os tecidos.
Atualmente, existem também inúmeros tratamentos muito eficazes o combate à celulite. Desde massagens manuais, até equipamentos modernos que recorrem a diferentes tecnologias para queimar gordura, ativar a microcirculação, e uniformizar a pele tipo casca de laranja.
Estes dividem-se entre tratamentos estéticos e tratamentos médicos (para casos muito graves).

Tratamentos estéticos: 
- Formulações cosméticas: Têm na composição substâncias que promovem a degradação das gorduras, estimulam o fluxo sanguíneo e a drenagem linfática.
- Electrolipólise: Usa a corrente eléctrica de baixa frequência para quebrar a gordura intracelular e facilitar a sua absorção.
- Drenagem linfática: É uma técnica de massagem para estimular a reabsorção do edema através dos vasos linfáticos.
- Endermologia: Alia a sucção a uma massagem vigorosa das pregas da pele resultantes para estimular a microcirculação.

Tratamentos Médicos: (Reservado aos casos graves): 

- Lipoaspiração: Remoção dos adipócitos por uma técnica de aspiração.
- Subsisão: Corte das ligações fibrosas.
- Mesoterapia: Injecção de substâncias que promovem a quebra da gordura e estimulam a circulação sanguínea.

Sem comentários:

Enviar um comentário